Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

29 março 2009

SUB 13 "B"

BOAVISTA 0 X U.LEIRIA "B" 2

Alinharam 12 jogadores:
Vieira (G.R.) ©; Ravara, Guarda, Palma; Fábio, Peixoto, Mauro e Diogo; Mupinga, João luís; Samuca e Pedro
Marcadores:
(13 min) Mupinga
Resultado ao Intervalo 0-1
(56 min) Palma
Antes de mais, uma palavra sobre o jogo da semana passada. Vitória justa do Vieirense, que foi mais equipa que nós em quase todos os aspectos. Fisicamente fortes e altos, ganharam a maior parte dos lances divididos. 3 ou 4 jogadores com boa qualidade, um bom Guarda-redes – fomos merecidamente a perder por 3.1 para o intervalo, mas na 2ª parte, os 1ºs 15 minutos mostraram que poderíamos ter feito outro resultado. Após o 3.2, forte pressão nossa, para tentar o empate que se adivinhava, mas uma falha individual permitiu o 4.2 e a partir dos 45 minutos a equipa não teve mais “forças” para recuperar dessa desvantagem. Comecei por dizer que o Vieirense foi “mais equipa que nós em quase todos os aspectos”, e acabo a colar a 1ª e a ultima ideia deste texto: nós fomos melhor conjunto, a trocar bola. Temos fio de jogo, sabemos levar a bola até ao ataque. Mas em 6 golos sofridos, 5 surgiram de falhas individuais – porque ainda estamos a trabalhar para ser mais equipa. E quando um atleta tem uma falha, se a equipa não sabe ainda compensá-la, podemos correr o risco de sofrer. Foi o que aconteceu neste jogo.
Com o Boavista, a história repetiu-se, pelo menos em alguns aspectos. Vamos então analisar : 60 minutos de jogo, 52 ataques, 20 cruzamentos, 12 remates, 4 livres directos, e calculo pelos dados registados, 75% a 80% de posse de bola. E só deu 2 golos… O adversário subiu 7 vezes à nossa baliza em contra ataque, sempre com perigo, e teve 3 oportunidades, todas resolvidas pela nossa defesa. Nesta equipa adversária existe um Guarda-redes com valor e um médio direito com capacidades acima da média.
Com base nestes dados, e acrescentando que todos temos de ser honestos e concordar que o adversário é uma equipa acessível, podemos concluir que o resultado peca por escasso. Deveríamos ter feito mais golos. Uma “cabazada”, como diz, certo? Certo, mas não podemos concordar com isso, porque nós não merecemos mais que o resultado que acabou por ficar. Primeiro, porque o Boa Vista bateu-se com tudo o que tinha, defendeu-se com o máximo de empenho e poderia ter empatado nas suas saídas rápidas para o contra-ataque. E depois porque nós ainda não temos treino suficiente para fazer um bom ataque. Ou seja: repetimos o modelo de jogo com sucesso novamente, sabemos circular a bola na nossa defesa, conseguimos sair para o ataque, mas … ainda não sabemos chegar à frente do golo – porque não está treinado. E os equívocos, erros, perdas de bola repetem-se uns atrás dos outros nesta altura. Não porque não sabemos, simplesmente porque não está trabalhado. E aí, os jogadores não têm responsabilidade. Mas como já referimos, também não podemos ter o mérito de querer mais, quando não sabemos como.
Temos conjunto, os jogadores não complicam, tentam trabalhar como equipa, começam a ter noção dos espaços que queremos que eles ocupem. Portanto, estamos no bom caminho, embora tenha a sensação que … ainda vamos a meio deste percurso. Falta o resto, que se consegue com (mais) trabalho, empenho, e acreditar que somos jogadores.
Vitória justa, boa arbitragem, obrigado aos pais que estiveram presentes a apoiar. Bom fim-de-semana.

Post By Sérgio Santos (Treinador Sub 13 "B")


Sem comentários: