Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

17 janeiro 2011

Petizes A

Futebol de rua em alcatrão com areia

Jogaram: Tomás (GR); Duarte; Frazão; João Pedro; Martim e Pires

Teve lugar, na Quinta do Alçada, Gândara dos Olivais, o primeiro encontro de futebol de rua 2010/2011, promovido pela Associação de Futebol de Leiria. Este primeiro encontro contou com a colaboração da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.
A equipa de Petizes A da UD Leiria participou neste encontro com algum receio de quedas que um piso de alcatrão, sujo com alguma areia, pudesse provar, facto que veio a acontecer.
A equipa de Leiria participou em quatro jogos de 10 minutos, num campo de alcatrão, como já foi referido, entre prédios… num campo sem marcações, apenas limitados por grades e uma fita, com balizas de 2m x 1,20 m (mais baixa que a maioria dos jogadores)
A iniciativa é boa, as condições deveriam ser outras…
A equipa Petizes A da UD Leiria chegou ao campo 1, dos 3 existentes, onde realizou os seus 4 jogos, fez um rápido aquecimento, tirou o fato de treino (que deixou no chão) e defrontou a equipa A de Marrazes, tendo vencido o encontro por duas bolas sem resposta.
Um pouco a medo, pouco habituados a este tipo de piso, a equipa de Leiria fez o segundo jogo frente à equipa Marinhense. Uma excelente equipa que conseguiu vencer a Petizes A, por duas bolas a zero, com alguma infelicidade para a equipa leiriense. Após uma queda de um jogador de Leiria, que escorregou na areia em cima do alcatrão, que se aleijou num joelho, a equipa da Marinha Grande aproveitou o facto deste ainda estar algo queixoso e conseguiu marcar o primeiro golo. O segundo golo nasce no momento em que um defesa de Leiria ficou sem sapatilha deixando a defesa em aberto, conseguindo a equipa Marinhense fechar o resultado por 2-0.
O terceiro encontro colocou a equipa de Petizes A frente à equipa Nazarenos A, tendo os leirienses dominado todo o encontro, isto é, 10 minutos. Depois de estar a ganhar por 4-0 a equipa da UD Leiria sofreu um golo de bola parada naquele que foi o último remate do encontro. De salientar que, neste jogo, devido ao facto de o campo ser pequeno, o GR de Leiria (Tomás) com um forte remate marcou um golo de baliza a baliza.
A terminar a participação neste primeiro encontro de futebol de rua, a equipa de Leiria entrou confiante demais e sofreu o primeiro golo. A verdade é que a equipa do Lis pegou na bola e em apenas 10 minutos marcou seis golos, ficando o resultado final em 6-1.
Foi uma participação positiva dos Petizes A que em 4 jogos de 10 minutos (40 minutos no total, igual ao tempo normal de um jogo) conseguiram marcar 12 golos e apenas sofrer 4, tendo ganho 3 dos 4 encontros, estando os mesmos habituados a treinar e a jogar em relva sintética e com regras…
Parabéns amigos, que não tiveram medo do alcatrão nem da areia por ali semeada, o vosso treinador Adélio Amaro

1 comentário:

Pai de rua disse...

Tudo de louvar ... só não entendo o porque da realização destes eventos em pleno alcatrão, quando há dois campos que são pertença da cidade de Leiria no parque do avião, ou então escolher uma zona de terra batida para o evento.
Normalmente os putos de rua à falta de relvados ou melhores pisos, procuram a terra batida ... isso sim é de rua. Segundo consta durante o evento houve vários ferimentos, e ainda um automóvel que ao sair da garagem entrou pelo dito "campo" com crianças a jogar.
Mais segurança, mais conforto, a rua do sec XXI, não tem que ser forçosamete igual à dos Seculos XIX e XX.